Pós 2021 – Faculdade Legale

PÓS-GRADUAÇÃO 2021.1 LATO SENSU GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E COMPLIANCE TRABALHISTA

Prof. Carlos Alberto Afonso

COORDERNADOR

PARCELA ÚNICA

APENAS
R$

149,00

SEM
JUROS

VALOR ATÉ 30/06/2021

VALOR
TOTAL

R$149,00

1º LOTE – MAIO/2021– R$ 99,00 / 2º LOTE –JUNHO/2021 – R$ 149,00 – 3º LOTE – JULHO/2021 – R$ 199,00

CERTIFICAÇÃO

FACULDADE LEGALE

Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente reconhecida pelo MEC.

PARCELA ÚNICA

CARGA HORÁRIA

360 HORAS

EM PLATAFORMA EAD

INÍCIO EM 05/06/2021

PREVISÃO DE TÉRMINO

FEVEREIRO/2022

AVALIAÇÃO E

TCC OPCIONAL

Avaliação – Prova realizada ao final via Correios + TCC Opcional (artigo ou monografia) – prazo do TCC – 180 dias após a última aula – entrega via Correios. Em regra, a prova é disponibilizada em área do aluno 30 dias antes do término do curso.

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

O programa do curso diz respeito às novas necessidades que a área de Departamento Pessoal vem sofrendo. O perfil daqueles que militam na área tambem mudou radicalmente. Se antes o profisional devia conhecer a parte de legislação trabalhista e previdenciária, hoje existem uma vasta gama de assuntos que fazem parte do dia a dia do profissional da área e que acabam por influenciar diretamente em matéria de Departamento Pessoal.
Gestão de Departamento Pessoal e Compliance Trabalhista

eSocial e Reflexos na Atuação do Departamento de Pessoal:
O foco da disciplina está na compreensão do funcionamento do eSocial, um dos módulos do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, bem como as decorrências trabalhistas e tributárias da sua implantação. Será abordado a estrutura do eSocial estabelecida pelo Fisco, bem como as estratégias que deverão ser adotadas pelo Departamento de Pessoal para sua implantação.

Legislação Trabalhista, Relações Sindicais e Impactos da Reforma Trabalhista:
O foco da disciplina está no estudo da lei 13.467/2017, conhecida como “Reforma Trabalhista” que modificou mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e fundou um verdadeiro novo direito do trabalho. Será estudado também a Medida Provisória n° 808/17, que modificou alguns pontos da reforma. A disciplina aborda as principais mudanças e as que mais impactam os departamentos pessoais, como remuneração, férias e horas extras bem como as mudanças no campo do direito coletivo do trabalho, abordando como se configurarão as relações sindicais a partir deste marco legislativo.

Cálculos de Folha de Pagamento, Encargos Sociais, Benefícios, Férias e Rescisão:
O foco da disciplina está na apuração da folha de pagamento, no cálculo dos encargos sociais e benefícios que o empregado faz jus de acordo com a legislação trabalhista vigente, devidamente adaptada à Reforma Trabalhista. Objetiva-se capacitar o aluno a calcular corretamente a folha de salários e os respectivos encargos trabalhistas. Também serão abordados os benefícios trabalhistas, conforme legislação vigentes.

Comunicação, Liderança Estratégica e Gestão de Conflitos:
A disciplina aborda os aspectos da comunicação e da liderança e a importância da gestão de conflitos no ambiente organizacional. Saúde e Segurança do Trabalho: O foco da disciplina está nos processos de saúde e segurança do trabalho, bem como seus reflexos dentro do ambiente do eSocial e da gestão de pessoal.

Lei Geral de Proteção de Dados para Departamento Pessoal:
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe uma mudança significativa em diversos setores e passou afetar diretamente os Departamentos de Pessoal, haja vista que ela define as regras como empresas podem usar os dados pessoais dos indivíduos. Logo, a preocupação com o uso e a proteção dos dados dos funcionários e fornecedores passa a ser uma das atribuições dos departamentos de recursos humanos e departamentos de pessoal.

Educação Financeira e Desempenho Corporativo:
Esta disciplina trata do que é Educação Financeira e a importância para colaboradores e as corporações. Como prover os conhecimentos e informações para a criação de comportamentos e hábitos financeiros que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias. Planejar a conquista de objetivos e propósitos de curto, médio e longo prazo, consumindo de forma consciente e potencializando a relação com o dinheiro. Criar a independência financeira para construir a aposentadoria sustentável. Conhecer alguns tipos de investimentos disponíveis para a realização dos objetivos financeiros. Como utilizar as linhas de crédito de forma eficiente, evitando o endividamento excessivo e a inadimplência

Departamento de Pessoal Modelo e Compliance Trabalhista:
O foco da disciplina está em demonstrar o novo papel do Departamento Pessoal em ser um dos agentes responsáveis na adoção de medidas que minimizem a exposição das Empresas no cumprimento da legislação trabalhista, previdenciária e fiscal bem como a implantação de controles que visem a melhoria dos controles internos, da qualidade na entrega das obrigações acessórias e gestão de compliance. Indicadores de Performance e Gestão da Sustentabilidade do Negócio: Explorar o conhecimento dos principais fundamentos da gestão empresarial e desenvolver uma visão sistêmica sobre os pilares do negócio: Estratégia, Mercado, Pessoas, Processos, e Custos, no contexto de desafios cada vez mais complexos, incluindo transformação digital e inovação.

Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento:
O foco da disciplina está no estudo do processo seletivo, bem como no estudo de técnicas e procedimentos voltados para o treinamento de pessoas e desenvolvimento corporativo. Como estratégia de gestão de pessoas focada na captação e capacitação de talentos, constitui importante estratégia na manutenção da cultura organizacional. Exposição das principais ferramentas avaliativas na identificação das habilidades técnicas e habilidades emocionais. Destaque para o modelo de seleção por competência. Técnicas projetivas necessárias para identificação de aspectos patológicos da personalidade ou aspectos relacionais que podem prejudicar o engajamento em equipe.
Metodologia de Pesquisa

Módulo I – A técnica da análise temática; O conhecimento científico; Tipos de normas técnicas; A elaboração do trabalho científico; Conceitos e estruturação de uma pesquisa: as variáveis envolvidas, os métodos de coleta de dados e o projeto de pesquisa.

Didática do Ensino Superior

Módulo I – A didática do ensino e a ciência jurídica; Tendências contemporâneas em Educação e o papel da Didática. Planejamento do ensino: escolha de objetos, seleção de conteúdos. Avaliação do processo ensino-aprendizagem.
Coordenador do Curso:

CARLOS ALBERTO AFONSO

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da Fundação Santo André. É Técnico em Contabilidade pelo SENAC São Paulo. Pós-graduado em Administração Financeira e em Gestão Empresarial pela Escola Superior de Educação e Negócios (Centro Universitário da FEI). Pós-graduado em Controladoria e Contabilidade Avançada pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Bacharelando em Direito pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). É sócio-diretor do Grupo MCR – Contabilidade e Auditoria. Tesoureiro da Associação Nacional de Síndicos e Gestores Condominiais. Tem experiência na área de Administração, Contabilidade e Finanças. Autor do livro “Organize suas Finanças e Saia do Vermelho”, publicado em 2017 pela Editora Simplíssimo, de Porto Alegre. Coautor do livro “Manual Completo de Empreendedorismo”, publicado em 2018 pela Literare Books. Idealizado do blog “Virei Empreendedor. E Agora?”

Professores:

CATIANA BATISTA DE CASTRO MENDES

Formada em gestão de Recursos humanos, pós graduada em direito do trabalho, direito previdenciário e gestão de departamento pessoal. Empreendedora e Sócia da CTD Consultoria e Treinamentos, professora e consultora especialista em folha de pagamento. Co-autora do livro Contabilidade

CESAR FIALHO

Graduado em Psicologia e Teologia, Pós graduado em Neuropsicologia, Neurociência, Psicologia do Trânsito, Psicologia Multifocal, Terapia Cognitivo Comportamental. Psicoterapeuta, Assistente Técnico Judicial, Professor de graduação e pós graduação.

DANIELA NUNES

Especialista em Gestão de Pessoas para pequenas e médias empresas, tendo iniciado sua carreira a 15 anos atrás com equipes de base quando foi responsável pela supervisão de qualidade em UAN’s. Formada e Pós Graduada em Nutrição. Realizou uma transição de carreira bem sucedida em 2009, quando assumiu parte da administração do negócio da família, onde atua até hoje. Levando sua bagagem e experiência, associado a uma atualização teórica constante com a MBA de Gestão Empresarial, Pós Graduação em Gestão de Departamento Pessoal Compliance Trabalhista e diversos cursos complementares, implantou o setor de Recursos Humanos, visado por empresas do mesmo ramo. Em 2017 oficializou a abertura da sua própria empresa, Dgrano Consultoria e Treinamento, com foco em Gestão de Pessoas para Padarias e empresas de alimentação. Atua como consultora na implantação e visão estratégica de processos burocráticos, de desenvolvimento humano e empresarial em todo país. Realiza palestras e treinamentos de capacitação para gestores, RH’s e empresários do ramo de alimentação.

EDISON BETTINI

Consultor com mais de 25 anos de experiência nas áreas Trabalhista, Previdenciária e Recursos humanos, construiu sua carreira em empresas nacionais e internacionais (Big 4) de consultoria. Graduado em Direito e Pós-Graduado em Direito Previdenciário. Responsável por diversos projetos de consultoria trabalhista e previdenciária dos variados segmentos de atividade empresarial, atuando de forma direta em: Diagnósticos de aderência a legislação trabalhista e previdenciária, análise dos ambientes de controles internos relacionados a legislação trabalhista e previdenciária; Análise de controles internos relativos aos controles de benefícios concedidos pelas empresas, revisão e análises de riscos e oportunidades em créditos e débitos previdenciários e trabalhistas; Acompanhamento e suporte para implementação do eSocial e EFD-Reinf e da LGPD em empresas dos mais diversos setores. Professor em cursos de pós graduação da Unip e da Faculdade Legale. Atualmente é Sócio da empresa Elaborbr.com Consultoria Empresarial, especializada na construção de modelos de Gestão de Pessoas e Fornecedores, combinando práticas de Consultoria, Tecnologia e Educação.

EDWARD CLÁUDIO JUNIOR

Administrador de Empresas; atuante na área Financeira e Fiscal há mais de 15 anos. Educador Financeiro e Palestrante. Graduado em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu. Pós Graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu. Pós Graduação em Planejamento Tributário pela Uni-FMU. Pós Graduação em Educação Financeira pela UNIS/DSOP. Formação de Treinador pelo IFT – Instituto de Formação de Treinadores. Consultor Financeiro Pessoal e Familiar. Certificação CPA-10 – ANBIMA. Executive Coach – Net Profit – CAC (Center For Advanced Coaching). Master Coach Financeiro – Instituto de Coaching Financeiro. Diretor Financeiro da ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) de 2012 a 2017. Voluntário da ONG Amigos do Bem. Proprietário da ECJR Treinamentos e Desenvolvimento Humano Ltda. Sócio da MACRO4 Treinamentos Corporativos. Certificação do EMPRETEC – Sebrae. Coautor do livro “Soluções Financeiras” – ICF (Instituto de Coaching Financeiro). Coautor do livro “Estratégias de Alto Impacto” – Editora Ser Mais. Coautor do livro “Independência Financeira ao alcance das mãos” – Editora DSOP. Coautor do livro “O Fim da Era Chefe” – Literare Books. Premiado o Educador Financeiro DSOP 2016 – VIII Convenção DSOP 2016/2017 – Belo Horizonte. Premiado o Educador Financeiro DSOP 2018 – X Convenção DSOP 2018/2019 – Brasília. Professor da Disciplina de Educação Financeira na UNIP – MBA de Departamento Pessoal. Professor da Disciplina de Educação Financeira na LEGALE – Cursos de MBA e Realizou 629 Palestras e 345 Treinamentos com temas relacionados a Educação Financeira, Gestão Financeira de Empresas e Empreendedorismo (até dezembro de 2020).

GERÔNIMA SOARES

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Valores Humanos pela Unicapital. Bacharel em Administração de Empresas. Técnica em Contabilidade. Master-Practitioner em PNL – Programação Neurolinguística; Mais de 20 anos de experiência em RH em grandes empresas nacionais e multinacionais. Consultora de Recursos Humanos (Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Liderança e Carreira) para várias empresas. Professora Universitária (graduação e pós graduação); Desenvolve e ministra treinamento (técnicos e comportamentais) para empresa de diversos segmentos; Palestrante credenciada no CRC-SP e SESCON-SP.

JOSEVAL MARTINS VIANA

É Diretor Geral da Pós-Graduação da Faculdade Legale. Especialista em Direito Civil, Processo Civil, Direito do Consumidor e Mestre em Discurso Jurídico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor e professor do Núcleo de Pesquisa e Escrita Científica (NUPECI) da Faculdade Legale. Coordenador e professor do Curso de Direito Médico e da Saúde da Faculdade Legale e da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Coordenador do MBA em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Secretário Executivo do Escritório de Boas Práticas Médicas da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Coordenador e professor do Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor da Faculdade Legale. Professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil da Faculdade Legale. Professor de Bioética e Biodireito. Advogado especializado em Direito da Saúde e Direito do Consumidor. Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Autor de diversos livros e artigos jurídicos com publicações nacionais e internacionais.

MARCELINO FERNANDES DA SILVA

É Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo encerrado a carreira em Fevereiro de 2020 como Corregedor Geral da Instituição, possui graduação em Bacharelado em Ciências Policiais pela Academia da Polícia Militar do Barro Branco (1988), graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995), Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra” (2009/2013). Atualmente é Diretor Acadêmico da Faculdade Legale e coordenador da Pós de Direito Público.

MARIO ALEXANDRE FERREIRA

Mário Alexandre Ferreira possui mais de 20 anos de experiência em consultoria trabalhista, previdenciária e de Recursos Humanos, atuando como consultor em projetos de eSocial, compliance, processos, governança corporativa, due diligence, controles internos, revisão de processos de RH, trabalhos preventivos, gestão da mudança, identificação de riscos e contingências, análise de planejamento tributário e créditos previdenciários. Atualmente é sócio da empresa Elaborbr Consultoria e diretor da área de BPS de Folha de Pagamento e Consultoria Trabalhista da b2finance Kreston, tendo passagem pela RSM, Ernst & Young e Terco Grant Thornton, com experiência nos principais segmentos de mercado, com destaque para construção civil, agroindústria e produção rural, transportes, óleo e gás, indústria de aviação civil, comércio varejista, indústria e prestação de serviços.

Formado em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão de Pessoal pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Professor nos cursos de MBA da Faculdades Legale, Universidade Paulista – UNIP, Faculdade Trevisan e do Grupo Educacional UNIS. Coautor do Livro “Book de Planejamento e Execução: Auditoria e Consultoria Trabalhista e Previdenciária” – Terco Grant Thornton.

REINALDO GARCIA DO NASCIMENTO

Advogado, formado pela USCS, especialista em Relações Sindicais e Trabalhistas e Pós Graduado em Direito do Trabalho e Compliance, coautor do livro CORONAVÍRUS E OS IMPACTOS TRABALHISTAS, publicado pela Editora Mizuno, coautor do e-book Nova Reforma Trabalhista: Aspectos Práticos da MP 905/2019 publicado pela ESA, fundador do escritório Garcia Advogados.

RICARDO DE SOUZA GOUVEIA

Graduado em Administração pela Universidade do Grande ABC, Pós Graduação em Administração da Produção pela UNIFEI e Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Gestão da Qualidade, Comunicação e Estratégias de Marketing, assim como em Recursos Humanos. Atuou como Coordenador Acadêmico Universitário e Gestor Administrativo em Colégio de Educação Infantil e Ensino Fundamental por muitos anos, assim como Gestor Administrativo e da Qualidade em empresas do segmento industrial. Realizou consultoria internacional na área da Qualidade em Lisboa-Portugal. Atualmente realiza atividades como Consultor Organizacional nas áreas de Empreendedorismo, Gestão da Qualidade, Estratégias de Comunicação e Gestão de Pessoas. Atua como professor universitário há mais de 18 anos, em cursos de Graduação e Pós Graduação.