Pós 2021 – Faculdade Legale

PÓS-GRADUAÇÃO 2021.1 LATO SENSU ADVOCACIA FEMINISTA E OS DIREITOS DA MULHER

Profª. Adriana Galvão

COORDENADORA

PARCELA ÚNICA

APENAS
R$

199,00

SEM
JUROS

ATÉ 30/06/2021

VALOR
TOTAL

R$199,00

CERTIFICAÇÃO

FACULDADE LEGALE

Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente reconhecida pelo MEC.

CARGA HORÁRIA

360 HORAS

EM PLATAFORMA EAD

INÍCIO EM 08/05/2021

PREVISÃO DE TÉRMINO

DEZEMBRO/2021

AVALIAÇÃO E

TCC OPCIONAL

Avaliação – Prova realizada ao final via Correios + TCC Opcional (artigo ou monografia) – prazo do TCC – 180 dias após a última aula – entrega via Correios. Em regra, a prova é disponibilizada em área do aluno 30 dias antes do término do curso.

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

O programa do curso diz respeito à nova sistemática do Direito das Mulheres em suas múltiplas facetas, com especial atenção para o dia-a-dia do profissional do direito, com avaliação da prática deste ramo do direito, incluindo questões do dia-dia forense, como inovação introduzida em cursos de especialização desta natureza. O programa também foi concebido visando auxiliar o profissional que busca concursos nas áreas públicas dando uma visão ampla das principais matérias jurídicas.
Evolução Histórica dos Direitos da Mulher
Movimento feminista e a teoria feminista do direito, a proteção constitucional da mulher, direitos da mulher avanços legislativos e mecanismos de proteção internacional

Políticas Públicas e a Mulher
O papel do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário no enfrentamento da violência contra a mulher, direitos sexuais e reprodutivos: um olhar sobre a saúde da mulher enquanto política de Estado.

A mulher e a legislação Penal
Aspectos introdutórios da violência de gênero, a lei Maria da Penha, feminicídio, gênero e criminalidade – o encarceramento feminino, o direito penal e a proteção da mulher no século XXI.

A mulher e o direito de família
Mulheres e o direito de família: aspectos introdutórios, casamento/união estável e regime de bens, elaboração das principais peças, discussões de casos práticos, jurisprudência e legislação O divórcio e regime de bens, elaboração das principais peças, jurisprudência, discussões de casos práticos e legislação, alimentos, guarda, visitas, elaboração das principais peças, discussões, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o abandono afetivo e alienação parental, elaboração das principais peças, discussões de casos práticos, jurisprudência e legislação.

A mulher e o direito do trabalho
Proteção constitucional, a reforma trabalhista e a proteção especial do trabalho da mulher, equiparação salarial, o trabalho da gestante, a segurança do trabalho da mulher, práticas discriminatórias, o assédio sexual e moral nas relações de trabalho, legislação, jurisprudência, discussões de casos práticos

A mulher e o direito previdenciário
Proteção constitucional, legislação, benefícios devido a família: Pensão por Morte, Salário Maternidade, auxílio-reclusão e salário família, aposentadoria especial e a aposentadoria da mulher transexual, jurisprudência, discussões de casos práticos

A mulher e o direito empresarial e do consumidor
A empresária, a empresa e o mercado, o sistema de defesa da mulher consumidora, legislação, jurisprudência, discussões de casos práticos

A mulher e o direito eleitoral
Legislação, jurisprudência, discussões de casos práticos e a participação da mulher na política

As interfaces da violência contra mulher
A mulher idosa, a mulher com deficiência, a violência sexual contra criança e adolescentes, a mulher em condição de rua, as profissionais do sexo e a exploração sexual, as mulher LGBT, transfobia e lesbofobia, a mulher negra e o racismo estrutural, legislação, estatísticas e discussão de casos práticos.

A Advocacia feminista
Como pensar um escritório de advocacia feminista, marketing digital, gestão de pessoas, a ética profissional.

.Atendimento jurídico especializado as mulheres, projetos sociais, métodos alternativos de solução de conflitos.

O empreendedorismo e a responsabilidade social voltados a inclusão de mulheres nas carreiras jurídicas.

Desenvolvimento Pessoal, Emocional e Financeiro de Empreendedores Inteligência financeira: Princípios financeiros, Emoções e o dinheiro, Mentalidade financeira; Como quitar dívidas; Educação financeira: Como elaborar um orçamento, administrar recursos, efetuar investimentos; Administração financeira da empresa; Como Administrar suas redes sociais; Produtividade e organização do tempo; Inteligência Emocional: Como lidar com situações difíceis; Como criar processos e organizar o escritório; Como contratar pessoas; Liderança: Como lidar com pessoas difíceis; Autoconhecimento: Temperamentos e valores; Como elaborar metas que funcionam; Atendimento: Como encantar e manter o seu cliente; Vendas: Como vender de forma recorrente; Como resolver conflitos extrajudicialmente; Comunicação: Como ser compreendido por todos; Dicas de Relacionamentos: Amizades e Amorosos; Como treinar seus colaboradores; Branding: Como você quer ser visto; Identidade visual e psicologia das cores; Propósito de vida: Como encontrar o seu; Empreendendo de forma prática.
Metodologia de Pesquisa

Módulo I – A técnica da análise temática; O conhecimento científico; Tipos de normas técnicas; A elaboração do trabalho científico; Conceitos e estruturação de uma pesquisa: as variáveis envolvidas, os métodos de coleta de dados e o projeto de pesquisa.

Didática do Ensino Superior

Módulo I – A didática do ensino e a ciência jurídica; Tendências contemporâneas em Educação e o papel da Didática. Planejamento do ensino: escolha de objetos, seleção de conteúdos. Avaliação do processo ensino-aprendizagem.
Adriana Galvão Moura Abílio

Advogada, Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (2001), Especialização em Direito Econômico e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV,(2004), Mestrado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP (2005) e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2019).Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB (2008/2013) e professora do curso desde 2004.Professora do Curso de Direito do Instituto Municipal de Ensino Superior Victório Cardassi – IMESB/VC, desde 2016.Professora da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba/SP – FUMEP – Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito em fase de implantação (2020). Professora convidada nos cursos de extensão e pós-graduação da Escola Superior de Advocacia – ESA/SP (2012 – 2018), Faculdade Legale/SP (2018/2021) e UniDom Bosco/Meu Curso/SP (2019/2021).Integra como diretora o Núcleo de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP/CIESP (2019/2020). Na Ordem dos Advogados do Brasil Seção de São Paulo – OAB/SP, integrou o Conselho Estadual por três gestões (2010/2018).Conselheira -Relatora da 4 Câmara do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP (2011/2014)Membro das Comissões – Mulher Advogada, Ensino Jurídico e Direitos Humanos (2011/2018). Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP (2011/2018). Membro da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB (2011/2018).

Adriana Guilherme

Advogada, Especialista em Direito, Professora Universitária, Autora do Livro “Direitos das Mulheres Publicado pela Editora Almedina/SP, Especialista em:Direito da Diversidade Sexual, Racial e Religiosa pela Faculdade Legale/SP, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Legale/SP, Direito Civil e Processo Civil Pela Faculdade Legale/SP, Direito Empresarial pela Faculdade Legale/SP e MBA em Direito Previdenciário pela Faculdade Legale/SP.

Adriana Filizzola D’Urso

Advogada criminalista, Mestre em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha) mestre e doutoranda em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha) Alessandra Caligiuri Calabresi Pinto

Advogada, Especialista em Direitos da Mulher – Faculdade Dom Bosco, Especialista em Direito Eleitoral pela Escola da Magistratura, Especialista em Gestão Pública pela FGV, Foi diretora de atendimento do Procon/SP, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB – Subseção de Pinheiros.

Ana Carolina dos Santos Mendonça

Advogada atuante nas áreas de direito imobiliário, direito de família e sucessões e direito homoafetivo, pós-graduada em direito de família e sucessões pelo Legale, pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil pela EPD, membro consultora do GEDFam- RLF (Grupo de Estudos em Direito de Família Rubens Limongi França), membro do IBDFAm, Professora de Cursos Jurídicos com ênfase em Direito de Familia e Sucessões. Bacharel em Direito , Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pelo Legale e Pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil pela EPD.

Andréia Scheffer

Advogada; Especialista em Direito Civil e Processual Civil; Presidente da Comissão Especial de Direito do Trânsito da OAB/RS; Representante Titular da OAB/RS na Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI – do DAER/RS; Membro da Comissão Especial de Direito do Trânsito no Conselho Federal da OAB; Observadora Certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária; Palestrante e Professora na Escola Superior da Advocacia da OAB/RS; Professora de cursos de extensão e preparatórios para concursos nas disciplinas de Processo Civil e Direito de Trânsito.

Carlene Lopes Souza

Advogada Especialização “lato sensu” em Direito Civil e Processo Civil, Mestranda em Resolução de Conflito e Mediação Pela Universidad Europea del Atlântico (Espanha), Mestranda em Direção Estratégica, Especialidade: Gerencia. Orientação: Resolução de Conflito e Mediação pela Universidad Internacional Iberoamericana (USA) , Coordenadora do Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais, Oficina para Mediadores e Curso de Mediação e Atuação Extrajudiciais da Faculdade LEGALE, Coordenadora do Curso de Conciliação e Mediação Judiciais – LFG(Unidades Taubate e São Jose dos Campos), Coordenadora do Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores da Proordem-Campinas, Ministra aula de Mediação Judicial pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Fase de Revalidação da Certificação como Instrutora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Mediadora Privada em Disputas Familiares e Empresariais, participou do Curso de Supervisores em Sessão de Conciliação em Brasília, pelo Conselho Nacional de Justiça, Coordenadora do Curso de Capacitação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Conciliadores e Mediadores Judiciais da FIG-UNIMESP/GUARULHOS, Arbitra na CAMCESP ( Câmara de Conciliação, Mediação, Arbitragem e Estudos- SP).

Carla Watanabe

Titular concursada do 28° Tabelião de Notas da Capital e faz parte da diretoria do CNB/SP desde 2008. Também foi membro das comissões examinadoras dos 7° e 8º concursos de Outorga de Delegações de Notas e Registro do Estado de São Paulo.

Claudia Regina Zani Luz

Possui graduação em Comunicação Social Com Habilitação Em Jornalismo pela Universidade de Uberaba (1992) e graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (1995), Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (2014 a 2017) Professora titular do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Difusos e Coletivos. Sócia proprietária do escritório Maia & Zani Advocacia e Consultoria. Atualmente é Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

Dione Almeida Santos

Doutoranda e Mestra em Direito do Trabalho pela PUC-SP, Especialista em Direito do Trabalho pela COGEAE PUC-SP, Pesquisadora do GETRAB USP, Professora, Docente da Escola Superior da Advocacia da ABRAT, Conselheira da AATSP ( Biênio 2021/2021), Presidente da OAB Miracatu( triênios 2016/2018, 2019/2020), Diretora Suplente da FeNAdv( 2020/2023)

Grácia Fragalá

Formação em Serviço Social e MBA em Gestão de Pessoas e Negócios – FIA – Fundação Instituto de Administração. Executiva com mais de 20 anos de experiência como responsável pelo planejamento, gestão, controle e execução das atividades de Saúde Corporativa, Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional, Programas de Saúde e Bem-estar, Responsabilidade Social, Diversidade e Inclusão. R. Coautora nas publicações: “SAUDE MENTAL E TRABALHO”, CREMESP, 2015; “FAP-RAT-NTEP: Efeitos na Gestão Empresarial”, FIESP, 2015; “Roteiro Prático para Contestação do FAP – Fator Acidentário de Prevenção 2014” FIESP, 2014; “Inclusão Social e Profissional – Valorização da Capacidade de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, FIESP, 2013 e “Sem Barreiras (Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência)”, SMPED, 2008. É sócia na TPA Saúde, Vice Presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL e Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social, ambos da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Membro do Conselho Orientador Brasil, do Pacto Global Conselheira na WILL – Women in Leadership in Latim America e na ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

Ivone Amancio Vieira

Advogada, Pós Graduanda em Direito Homoafetivo e de Gênero, Membra da Comissão da Diversidade Sexual OAB SP Subseção Santo Amaro, participante de coletivos pela diversidade sexual e de gênero

Maria Carolina do Padro Haram

Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1999) e especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco (2014). Membro da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (2013/2018) e Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (SP). Tem experiência na área de Direito Penal e Processual Penal.
Heloisa Alves Advogada, Jornalista, especialista em Direito Empresarial Imobiliário, Direito Constitucional e Direito Homoafetivo. Ativista de Direitos Humanos, Consultora em Diversidade, Coordenadora da Representação da Aliança Nacional LGBTI+ no Estado de São Paulo. Coordenadora da Pauta de Diversidade do movimento “Direitos Já! Fórum pela Democracia” e Coordenadora Adjunta da Comissão da Diversidade Sexual da OAB, subseção Santo Amaro. Foi Coordenadora Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual do Governo do Estado de SP (2011 -2015)e membro permanente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB – seção São Paulo (2013-2018).

Katia Boulos

Advogada. Docente no Ensino Superior. Consultora na área do Direito de Família e das Sucessões com atuação interinstitucional em políticas públicas no combate à violência doméstica e familiar. Membro Fundadora e Diretora Nacional da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS). Diretora Nacional do Instituto Justiça de Saia. Coordenadora Nacional da VIRADA FEMININA e do GT Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Conselheira Consultiva do Programa Bem Querer Mulher. Membro do Grupo de Excelência de Estudos da Mulher Administradora do Conselho Regional de Administração de São Paulo (GEEMAD CRA SP). Assessora Especial nas áreas de Família e Sucessões, Nacional e Estadual por São Paulo, da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). Foi Conselheira Estadual e Presidente da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB SP e Membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Autora e Coordenadora de vários projetos institucionais.

Kareen Zannoti de Munno

Tabeliã registradora do Cartório de Botafogo/SP, Mestre e Doutoranda em Direito pela PUC/SP, Diretora da ARPEN.

Kelly Santiago Ortiz

Jornalista e Pós-Graduação em Marketing.
Com mais de 15 anos de experiência em comunicação, já atuei em diversos segmentos, dentre eles: comunicação corporativa, relações públicas, redação e reportagem, marketing digital, tanto em empresas privadas quanto na gestão pública. Após morar um ano na Irlanda para aprimorar o inglês, voltei para o Brasil e trabalhei à frente da coordenação de Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, da Prefeitura de São Paulo. Posteriormente, integrei à equipe de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Atualmente, trabalho na RS Press atendendo clientes de grande porte com foco em todas as atividades que abrangem assessoria de imprensa e marketing.

Lincoln Santos Lopes

Consultor tributário com 12 anos de experiência na área tributária, em consultoria tributária, coordenação de departamento fiscal em escritórios contábeis, realizando trabalhos de planejamento tributário, recuperação de créditos extemporâneos de tributos federais, elaboração de processos administrativos, auditoria tributária, contingencia fiscal preventiva, atendimento a fiscalizações, analises tributárias, procedimentação de área fiscal e treinamentos específicos de acordo com as necessidades de cada companhia. Também ja atuou em departamento societário, pessoal e contábil, adquirindo experiência e visão empresarial de negócios dos mais diversos segmentos em comércios, industrias, serviços e terceiro setor. Técnico e bacharel em Ciências Contábeis, pós graduado em Direito Tributário pela EPD, professor de pós graduação em Sâo Paulo e em Minas Gerais e outros cursos livres da área, participava ativamente de todos os trabalhos realizados pela L.S. Lopes Tax. Desde 2014 estuda temas como educação financeira, investimentos, desenvolvimento pessoal, coaching, atuando como planejador financeiro, palestrante, orientador, coaching desde 2018, migrando sua carreira para palestras, treinamentos, coaching e mentorias nas áreas financeiras, negócios, emocional, produtividade, liderança e espiritualidade através da Casa de Sabedoria. Escritor do livro O Amor Como Base da Sabedoria

Marcelino Fernandes da Silva

É Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo encerrado a carreira em Fevereiro de 2020 como Corregedor Geral da Instituição, possui graduação em Bacharelado em Ciências Policiais pela Academia da Polícia Militar do Barro Branco (1988), graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995), Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra” (2009/2013). Atualmente é Diretor Acadêmico da Faculdade Legale e coordenador da Pós de Direito Público.

Patrícia Helena de Avila Jacyntho

Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP, especialista em direito ambiental e mestre em direito privado pela Universidade de Franca-Unifran, professora concursada e efetiva do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi, onde leciona para os cursos de graduação em direito, administração e ciências contábeis desta Instituição e atualmente exerce também o cargo de vice-diretora, é fundadora e sócia proprietária da empresa de Assessoria, Consultoria Jurídica e Treinamentos Jacyntho e Dalkirane situada no município de Barretos/SP, advogada militante na Comarca de Barretos/SP, com atuação em todo o Interior do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, atua nas áreas de direito civil, empresarial, ambiental, consumidor e administrativo. Já foi professora de diversas Instituições Educacionais no Interior do Estado de São Paulo, autora de livros jurídicos na área de direito do consumidor e direito do trabalho, artigos para revistas jurídicas e também parecerista e palestrante, tendo sido também Coordenadora da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, da 7ª Subseçao de Barretos/SP- ESA-0AB- BARRETOS/SP.

Renata de Souza Martinez

Graduada em Administração, Mestre em Empreendedorismo e Doutora em Gestão pela UNESP. Docente da pós-graduação da FAAP-SP e Professora-autora da PUC-PR

Rachel Macedo Rocha

Advogada. Professora. Doutoranda Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da USP. Especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ. Especialista em Governo e Poder Legislativo pela UNESP. Colaboradora da Abrasitti – Associação Brasileira de Profissionais para saúde integral de pessoas Travestis Transexuais e Intersexo. Membro da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP- subseção Santo Amaro-SP.

Stella Villela Florencio

Advogada, Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, Graduada em direito no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Atualmente é Docente no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – Unifeb

Thaís Junqueira Franco

Psicóloga formada pela Universidade P. Mackenzie, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela FAAP e Psicologia Positiva pela PUCRS. Mestranda em Psicologia Social e do Trabalho. Possui aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira pelo IPUSP e pesquisadora no Programa de Psicologia Social e do Trabalho pelo IPUSP. Atuação na área de RH de escritórios de advocacia nacionais e internacionais, por quase 10 anos. Atualmente é Consultora de Desenvolvimento Humano para empresas como Bosch, Natura e Hospital Beneficência Portuguesa. É psicoterapeuta e orientadora profissional e de carreira em consultório particular